Bom, daremos início explicando a Teoria de Planck, basicamente onde tudo começou para os nossos outros temas de radiação. 

 Com essa teoria, Planck se referia a Radiação do Corpo Negro, e seus princípios deram início para a hoje conhecida "Teoria Quântica".

 Em torno de 1800, quando um astrônomo inglês chamado Sir Herschelestava observando atentamente a decomposição da luz branca ao atravessar um Prisma. Para cada cor do espectro, Herschel conseguiu medir sua temperatura, e ele percebeu que a temperatura (ou efeito térmico) ia aumentando quando se aproximava da cor vermelha. Só que não parava por aí, Herschel ficou impressionado quando viu que mesmo depois de ultrapassar a cor vermelha (na parte escura do espectro), o efeito térmico ainda continuava a aumentar. Hoje, essa região do espectro é conhecida como Infravermelho, e que no infravermelho, todos os corpos irradiam.

 Os estudos continuaram e continuaram, até chegar na metáde do século XIX, e começarem a se chamar de Estudo da Radiação do Corpo Negro. Basicamente é isto: qualquer corpo, em uma determinada temperatura, irradia uma energia que depende dessa temperatura, e como Herschel já havia descoberto: cada temperatura está ligada a uma frequência (a uma determinada cor). 

 O gráfico abaixo representa a Distribuição Espectral da Radiação de um Corpo Negro a uma temperatura de 9,000K: 

 Distribuição Espectral da Radiação de um Corpo Negro a uma temperatura de 9000K

  A parte visível é o espectro colorido. No final do mesmo século, várias experiências e tentativas foram feitas para poder explicar a curva feita no gráfico, sendo que o princípio da Lei da Termodinâmica foi usada em todas elas. Surgem Boltzmann eStefan. Eles mostram que a emissão de energia cresce junto a temperatura, mais conhecido como Lei de Stefan-Boltzmann

 Duas pessoas, Rayleigh e Jeans, partilham da mesma ideia: A energia irradiada vêm da oscilação do Campo Magnético. Criam a Lei de Rayleigh-Jeans, onde com ela, ajustavam a curva na faixa nos altos comprimentos da onda, mas afasta-se cada vez mais nas faixas de baixo comprimento, que passou a ser conhecido como Catástrofe do Ultravioleta.

 No ano de 1900, Planck faz uma proposta considerada meio que 'desesperadora', mas que na verdade foi uma proposta revolucionária: Ele mostrou que a Lei de Rayleigh-Jeans não ajustava a curva espectral em toda a faixa de comprimento da onda como eles diziam, Rauleig e Jeans falavam que os osciladores irradiavam qualquer quantidade de energia. Planck impõe que os osciladores só podiam emitir energia em determinadas quantidades, mais precisamente, em quantidades de hf (h = Constante de Planck e f= frequência da radiação que é emitida), hoje conhecida como Quântização da Energia. A partir disso, ele obteve uma equação que possibilitou completamente o ajuste da curva espectral da Radiação do Corpo Negro (E=nhf).