O calor (que pode passar através do vácuo, viajando à mesma velocidade da luz, pode ser Refletida e Refractada, não afetando o meio por onde ela passa), é uma energia que se encontra constantemente em trânsito, essa energia é transportada pelas Ondas Eletromagnéticas na frequência do Infravermelho, isso fica mais evidente na transmição de calor por Radiação (emissão de energia por uma fonte na forma de Ondas Eletromagnéticas ou Partículas de Alta Energia).
Todos os corpos emitem uma radiação, basta eles terem uma temperatura. A única diferença que há entre luz e calor é a frequência de radiação: As Radiações de Calor (Infravermelhas), estão entre as frequências de 1011Hz a 4,1014Hz, já as Radiações da Luz, estão entre 4,1014Hz a 8,1014Hz.
Todos os corpos emitem Infravermelho, quando um corpo absorve mais energia do que a emite, ele se aquece. É graças a Radiação que há Vida na Terra, porque é por Radiação que a Energia do Sol chega ao nosso planeta.
Nas garrafas térmicas há um funcionamento muito interessante: As paredes da garrafa são duplas e prateadas, as paredes duplas são separadas por praticamente um vácuo, de tal forma que as trocas de calor (por condução e/ou convecção), são minimizadas, pois elas necessitam de um meio material para ocorrer. Já as paredes prateadas minimizam as trocad de calor por Radiação, fazendo com que o líquido dentro da garrafa não perca calor e nem se aqueça.